Durante a aquisição da linguagem a criança passa pelo que chamamos de processos fonológicos, em geral caracterizados pela simplificação da fala do adulto como as trocas de sons e as omissões.
Estes processos vão sendo superados à medida que a criança adquire maior domÃnio linguÃstico, mas quando são incompatÃveis com a sua idade e dependendo do tipo de troca que ela realiza é necessário uma #avaliaçãofonoaudiológica para identificar as causas desse desvio.
​3 anos | /p, b, t, d, k, g, f, v, s, z, ch, j, l, r (de rato), m, n, nh |
4 anos | r de porta e s de pasta |
4 a 6 anos | r de barata e encontros consonantais |
Normalmente aos 3 anos a criança já deve apresentar uma fala bastante compreensÃvel apesar de ainda existirem processos a serem superados
É muito comum que os pais sejam orientados a aguardar até os 5 anos para que a fala se desenvolva, entretanto esse tempo de espera pode agravar as dificuldades sociais e de aprendizagem, uma vez que a maioria dos sons (fonemas) são adquiridos por volta dos 3 anos. Além disso, quanto maior a espera, mais longo se torna o processo de intervenção.
Por isso é importante observar o #desenvolvimento da fala e na dúvida, buscar uma avaliação fonoaudiológica!